Home > CRUZ DAS ALMAS > Secretaria Municipal de Educação realiza formação para os merendeiros das escolas do campo

Secretaria Municipal de Educação realiza formação para os merendeiros das escolas do campo

A Secretaria de Educação realizou uma formação para merendeiros das escolas do campo. O evento faz parte do Programa Despertar e aconteceu na tarde de ontem, 01, na Sociedade dos Artífices, reunindo coordenadores pedagógicos municipais, nutricionistas, gestores e merendeiros das unidades escolares do campo. Na ocasião, foram debatidas a importância da alimentação escolar, o aproveitamento da merenda e receitas culinárias saudáveis.

Segundo o Ministério da Educação, o Programa Despertar tem como missão o desenvolvimento de ações para a Formação Profissional Rural (FPR) e atividades de Promoção Social (PS) voltadas para as comunidades do meio rural e, de acordo com a coordenadora municipal do Programa Despertar, Maria da Conceição, a formação é relevante porque a cada ano trabalha com uma temática voltada ao meio ambiente. “Esse ano o tema do Despertar é ‘Produção de alimentos e sustentabilidade no campo’ e, algumas escolas já estão trabalhando na produção de receitas juntamente com os alunos. O Programa objetiva a promoção da educação atrelada à responsabilidade social”, concluiu.

Logo após a abertura da formação, a nutricionista do município, Andreia Santos, comentou sobre maneiras de aproveitar as sobras da merenda escolar (cascas e bagaços, por exemplo). “Quando se trata de produção da merenda escolar temos que pensar nos resíduos orgânicos, os restos da preparação. Podemos aproveitar utilizando técnicas de compostagem favorecendo o resgate dos nutrientes do solo e estimulando a criatividade de vocês (merendeiros)”, enfatizou.

A parte final da formação foi conduzida pelo nutricionista e pós-graduando em gastronomia e cozinha brasileira, Elivelton Melo, que realizou uma oficina culinária ensinando receitas que possam melhorar a aceitabilidade de alguns alimentos pelos estudantes, como mousse de limão fit; bolinho de aipim funcional e filé de peixe com legumes.

Texto: Leonardo Gonçalves

InformeCruz

« Compartilhar...