Home > BLOCO TOPO > Depois de trégua, militantes e militares venezuelanos voltam a se enfrentar na fronteira

Depois de trégua, militantes e militares venezuelanos voltam a se enfrentar na fronteira

Apesar de uma manhã tranquila neste domingo (24), a cidade brasileira de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, voltou a viver momentos de tensão. Em imagens de TV da Globo News, era possível ver um grupo do mesmo país atacando com pedras militares venezuelanos que estão fazendo a segurança da fronteira com o Brasil.

Os militares responderam com gás-lacrimogênio e não foi possível saber se estavam, também, usando armas letais. À medida que respondiam, os militares começaram a se aproximar da linha da fronteira. 

As bombas atingiram os militantes venezuelanos e também jornalistas que estavam na região. O conflito começou por volta das 14h da tarde. Um outro incidente aconteceu neste sábado (23), quando algumas dezenas de manifestantes venezuelanos concentrados do lado brasileiro queimaram uma base de vigilância e lançaram pedras e coquetéis molotov contra militares venezuelanos.

O sábado (23) foi marcado por confrontos que ocorreram nas fronteiras da Venezuela com Brasil e Colômbia quando caminhões e manifestantes tentaram romper os bloqueios militares para fazer entrar a ajuda humanitária na Venezuela.

Na fronteira com a Colômbia, caminhões que levavam comida e remédios foram queimados. (BN)