Home > CRUZ DAS ALMAS > Cruz das Almas: Secretários esclarecem andamento de obras e explicam ações realizadas no município

Cruz das Almas: Secretários esclarecem andamento de obras e explicam ações realizadas no município

No início da manhã desta sexta-feira (20) os secretários Felipe Viveiros (secretário de planejamento e desenvolvimento econômico) e Ricardo Pinheiro (secretário de infraestrutura) conversaram com o comunicador Roger Cerqueira no programa Giro de Notícias na Rádio Excelsior Recôncavo. Na ocasião explicaram sobre o restabelecimento de construções das praças e anunciaram obras de calçamento que serão executadas ainda em 2018.

Segundo Felipe, foi necessário articulação política para captação de recursos através do Governo do Estado e Caixa Econômica Federal. A obra da Praça de Evento, que fica na Vila Alzira, por exemplo, é uma obra de 3 milhões de reais, sendo que passou 1 ano parada por causa de erros no projeto de execução.

“Aquela obra ali foi executada inicialmente de forma errada, então se continuasse a executar do jeito que a topografia foi feita daria problema para o ex prefeito, daria problema para mim enquanto atual secretário e daria problema para o atual prefeito Orlandinho. Então a gente parou para corrigir. O erro foi tanto que quando a gente notificou a empresa para fazer o reparo do corte de terra, eles colocaram 250 caçambas de areia para refazer a parte do talude que eles tinham cortado errado. Isso foi sem custo nenhum para o município”, disse.

A obra da Praça da Juventude, próximo do Campo da Coplan, ficou por mais de 2 anos paralisada, gerando depredação dos materiais. Sobre isso, Felipe afirmou que foi necessário fazer um trabalho de levantamento para avaliar de onde sairiam os recursos: do convênio com Caixa ou da própria Prefeitura.

O principal erro dessa obra, de acordo com o secretário de planejamento, era a cobertura da quadra, pois o projeto original foi elaborado com cobertura de alumínio, mas, o empreiteiro responsável trocou o material para aço, o que gerou um acréscimo de aproximadamente 100 mil reais.

“A gente entregou esse projeto à Caixa Econômica e a própria me falou que a prioridade são os convênios que ainda estão para acontecer. E tratando da Praça do Céu, a gente conseguiu evoluir e já destravou o que tinha que destravar”, salienta Felipe.

Sobre os calçamentos, Ricardo Pinheiro, secretário de infraestrutura, afirmou que será iniciado pavimentação de algumas ruas do bairro São Judas Tadeu ainda nesse ano, 2018. Ao total, foram aprovados pelo Governo Federal 9 convênios que inclui pavimentação dos bairros Vilarejo e Chapadinha. As obras não começaram ainda por causa das eleições deste ano, no entanto, os secretários garantiram que neste segundo semestre serão calçadas 32 ruas em 7 bairros, fora os 3 km de pavimentação asfáltica, que já está em andamento.

 

Edição: Ivisson Costa

InformeCruz

« Compartilhar...