Home > CRUZ DAS ALMAS > Cruz das Almas: Abertura oficial do São João tem celebração com arrasta-pé cultural

Cruz das Almas: Abertura oficial do São João tem celebração com arrasta-pé cultural

A prefeitura fez na manhã de hoje (13) a abertura oficial do São João de Cruz das Almas com a segunda edição do Arrasta-pé Cultural. O evento foi realizado na Praça do Artífices e contou com a presença do prefeito Orlandinho, vice-prefeito Max Passos, além das apresentações culturais dos grupos de forró de raiz.

De acordo com o prefeito Orlandinho, o município é o que mais valoriza o forró pé-de-serra em todo o Brasil. Esse reconhecimento partiu do Sendo Federal e fortalece o conceito do Arraia da Cultura Popular, marca de sua gestão. “São João é tradição de raiz, é a festa do povo do interior. Ainda que Salvador faça a maior festa popular do mundo que é o carnaval, o São João ainda é maior que o carnaval porque é realizado em mais de 400 municípios da Bahia”.

O Arrasta-pé Cultural reuniu grupos de forró de raiz com o objetivo de celebrar os ritmos tradicionais juninos. O evento seria realizado no primeiro dia de junho, mas não aconteceu por conta da paralisação dos caminhoneiros, sendo que o município estava em decreto de emergência. No entanto, a data foi transferida para hoje (13), porque, de acordo com Max Passos, coordenador do São João, o arrasta-pé foi um sucesso na primeira edição e precisava ser mantido.

O cortejo do Arrasta-pé Cultural tem agradado a população cruzalmense. Sofia, moradora da localidade da Pumba 1, ficou encantada com toda a organização. “O samba de roda, resgatando toda a cultura, é muito bonito”, afirma. Para o sanfoneiro Toinho, a festa estava agradável. “Cruz das Almas só tem a crescer com tudo isso, esse é o forró autêntico daqui da nossa terra que nunca vai deixar de existir”, disse.

Edição: Ivisson Costa

InformeCruz